3 dicas para sair da estagnação na carreira

Neste artigo vou dar 3 dicas para que você saia da estagnação em sua carreira. Essas dicas vem da minha experiência não somente como desenvolvedor, mas como instrutor e mentor, onde tive a chance de acompanhar de perto profissionais que estavam estagnados e conseguiram se destravar.

Tenho aplicado elas a alguns anos, com resultados excelentes para minha carreira, e acredito que elas também vão te auxiliar em seu momento.


Definir objetivos

Uma das principais causas da estagnação em carreira que alguns alunos e seguidores trazem para mim identifico como a falta de objetivos concretos.

Não estou falando que você deve definir um objetivo inalcançável e dormir todos os dias 4 horas, se esgotando mentalmente para isso. Falo simplesmente que ter um norte é um requisito básico para se consiga avançar de maneira consistente na carreira.

Por exemplo, alguns objetivos que já defini (e alcancei) em minha carreira:

  • Alcançar um nível de Sênior
  • Trabalhar para uma empresa do exterior
  • Terminar uma pós-graduação na área
  • Passar em uma prova de certificação Microsoft
  • Ser reconhecido pela comunidade
  • Ter mais de 100 alunos (hoje tenho mais de 200 e contando!)

Então o primeiro passo se você está estagnado, é definir um ou mais objetivos. Pode ser mudar para uma empresa com uma cultura e salário melhores, e tecnologias modernas, trabalhar para o exterior ou se tornar uma referência técnica onde esteja trabalhando e receber uma promoção.

“Para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve”

Gato CHESHIRE, ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Definir objetivos é algo crucial em uma carreira de sucesso. A grande maioria dos profissionais não tem algo planejado nem mesmo para o curto-médio prazo, como 1 ano a partir de agora. Ficam pulando de tecnologia em tecnologia, fazendo cursos de horas e mais horas, mas sem direção ou alinhamento com algum objetivo em específico. Nosso tempo é escasso, e é importante valorizarmos sendo assertivos em como dedicamos ele!

Para isso eu indico ler sobre o método SMART para definição de objetivos.

O que ajuda bastante em um cenário como esse é a participação em um programa de mentoria, onde você tem a ajuda de um profissional, que tenha os resultados que você almeja, te dando o direcionamento e auxiliando em seus objetivos. É importante entender que, na prática, tempo é dinheiro, e passar meses e anos sem uma direção muito provavelmente está te custando milhares ou dezenas de milhares de reais (falta de um promoção, emprego que paga abaixo da média, não avançar para conseguir o emprego no exterior).

Tem pessoas que estão a anos fazendo a mesma rotina no trabalho, dando sustentação a código sem espaço para inovação, e/ou com salários abaixo da média do nível, mas não fazem nada para sair disso. Você está apenas colhendo o que plantou em sua carreira, mas tem a liberdade de plantar agora para colher depois o que realmente desejar nela.


Desenvolver projetos pessoais com tecnologias atuais

Tecnologias evoluem a todo momento, e isso se aplica também para as tecnologias usadas para desenvolver software. Em poucos anos muitas bibliotecas e frameworks são criados, adotados, e abandonados. Se não nos atualizarmos tecnicamente, a tendência é que fiquemos para trás no mercado.

Novos projetos vão ser influenciados por novas tecnologias, geralmente. As exceções são empresas e equipes que estão confortáveis demais com um conjunto de ferramentas/bibliotecas internos que auxiliam a desenvolver usando uma tecnologia antiga, e preferem sempre usar as mesmas para iniciar novos projetos. Mas a realidade é que depois o mercado cobra isso com juros através da dificuldade maior de contratação, insatisfação dos que estão dentro da empresa e também da falta de suporte e patches de atualização das tecnologias e ferramentas utilizadas.

Uma boa maneira de se manter um profissional afiado e atualizado é desenvolver projetos pessoais, e definir as tecnologias que se quer aprender e utilizar. É algo simples, mas muito poderoso!

Então, te desafio a se atualizar e desafiar. Que tal escolher uma stack que você talvez não trabalhe, e desenvolver um projeto do zero com ela? E lembre de colocar esse projeto no Github, para documentar sua trajetória e utilizar como case em alguma entrevista!

Buscar mais conhecimento

Este item se enquadra em parte ao item interior, mas tem como foco a pura obtenção de mais conhecimento (técnico e não-técnico). Novamente, nossa área é muito dinâmica, e precisamos ser curiosos para nos atualizar e melhorar a performance de nossa atividade. E para isso, precisamos ter o hábito de adquirir mais conhecimento.

Algumas maneiras de obter conhecimento:

  • Ler um livro
  • Assistir vídeos
  • Ler artigos
  • Investir em um curso e assistir suas aulas
  • Participar de eventos ou workshops
  • Desenvolver projetos pessoais (item anterior)
  • Investir em uma mentoria

É importante que algum desses itens virem uma rotina para você. Tem algum tempo livre que utilizaria para procrastinar sem rumo em vídeos de YouTube? Que tal assistir alguma aula daquele curso que você tem enrolado para progredir ou ler algumas práticas daquele livro que estava lendo? Veja bem, não estou promovendo que você simplesmente não tenha tempo de descanso, não tem nada a ver. Estou falando de diminuir o tempo desperdiçado em procrastinação para poder avançar em sua carreira e adquirir mais conhecimento. Sou super a favor de se ter tempo para descanso e lazer, mas esse deve ser definido e planejado, e não inserido em qualquer pausa que tenha e usado como desculpa para procrastinar sempre.


Já pensou nos resultados incríveis que você pode ter com o meu acompanhamento em sua carreira, com foco em te ajudar a definir, acompanhar e conquistar seus objetivos? Sejam eles a respeito de especialização técnica, promoções de cargo, reconhecimento, conquistas financeiras, reconhecimento de comunidade e/ou carreira internacional.

Tenho um Programa de Mentoria em Grupo focado em desenvolvedores .NET, e estou recebendo aplicações. Se tiver interesse real em contar com minha ajuda nisso, clique aqui e preencha o formulário.


Depois dessa leitura, é essencial que você tome uma ação caso tenha se visto em alguma dessas situações. Afinal, de nada adianta se identificar em algum desses pontos, mas não tomar uma ação em concreto para isso. Se seguir fazendo o que tem feito sempre, não pode esperar que vai ter resultados diferentes.

Me conta aí, o que vai fazer de diferente?