3 extensões de Visual Studio Code para desenvolvedores .NET

Opa, neste artigo vou falar de 3 extensões que tem acelerado meu trabalho no VS Code.

Depois de passar anos focado mais em desenvolvimento em .NET com o Visual Studio ou Rider (em Windows ou distro Linux), acabei decidindo mudar para um MacOS. Para ser bem honesto, tive em dúvidas se realmente conseguiria ser produtivo rapidamente nele como eu estava acostumado a ser no Visual Studio ou mesmo o Rider.

Recebi algumas recomendações de extensões do Visual Studio Code, e que tem me auxiliado bastante a manter a agilidade nesse editor de texto. Neste artigo vou brevemente apresentar elas!


C# Extensions

Apesar do projeto não estar mais sob desenvolvimento, segue sendo uma ótima extensão. Oferece opções, através do botão direito, como:

  • Add C# Class
  • Add C# Interface
  • Add fields from constructors
  • Add constructor from properties

Uso bastante todos esses no meu dia a dia, e certamente agiliza o meu fluxo de desenvolvimento. Evita que eu precise criar um arquivo, especificar a extensão .cs e criar a classe do zero (embora eu possa utilizar o C# Snippets para agilizar, mas prefiro criar a classe com esta extensão).


NuGet Gallery

Oferece uma interface gráfica para o gerenciamento de pacotes NuGet no Visual Studio Code. Mais uma que deu uma baita ajuda durante o desenvolvimento em .NET Core, principalmente em solutions com diversos projetos, onde eu precisava verificar pacotes e versões instalados neles.

Interface do NuGet Gallery no VS Code

vscode-icons

Oferece ícones que melhoram (e muito) a visibilidade dos diretórios de seu projeto. Apenas para te dar um exemplo da diferença, a seguir está meu projeto no VS Code com ele habilitado.

Diretórios com o vscode-icons habilitado

E em seguida, veja como fica com essa extensão desabilitada. Não sei para você, mas para mim só de ter os ícones já melhorou e muito em comparação a ter as simples setas, como logo abaixo.

Diretórios sem o vscode-icons

Inscreva-se na lista de espera do Método .NET Direto ao Ponto, um treinamento completo sobre C#, APIs com ASP.NET Core e Microsserviços:  Inscreva-se aqui.

São quase 200 vídeo-aulas sobre temas como C#, ASP NET Core 5, EF Core, CQRS, Clean Architecture, Autenticação e autorização com JWT, Testes Unitários, além de mini-cursos em Microsserviços, Performance em .NET, ASP NET Core e Azure, Docker, Carreira Internacional em .NET, e mais.


E chegamos ao final deste artigo, cujo objetivo é ser prático e objetivo. Se tiver interesse ou já trabalhar com .NET usando o VS Code, tenho certeza que alguma delas poderá ser muito útil para você!