Meus 5 livros favoritos não-técnicos de 2020

Eu sei que esse é um blog de tecnologia. Porém, deixe-me falar um pouco sobre livros não-técnicos!

Faz 2 anos e meio desde que eu comecei a ler livros de educação financeira e auto-ajuda, todo o preconceito que eu tinha com o segundo tipo foi embora. Pode ser que talvez você, assim como eu, já tenha tido algum receio a ler livros de auto-ajuda, talvez até já tenha zoado algum amigo seu, pensando que eles são só para coaches.

Eles são transformadores. Acho que quem foca 100% em livros técnicos está perdendo uma baita oportunidade de aprender e melhorar de vida. Não digo apenas de livros de auto-ajuda, também de história (ficção ou não), geografia, guias, entre outros.

Li 18 livros em 2020, e fiz um esforço enorme em condensar na lista de 5 livros não-técnicos que mais impactaram não somente minha carreira, mas minha vida de maneira geral. O investimento feito neles foi muito pequeno, considerando a transformação que causaram em mim.

Vamos lá?

Comece pelo mais difícil, por Brian Tracy

A procrastinação nos rouba tempo de trabalharmos em projetos relevantes para nossa vida. Não estou falando aqui que não devemos descansar, mas que temos que ter cuidado quando devemos fazer algo, e procrastinamos.

Esse livro é simples e prático, escrito por um autor que eu já tinha lido em Goals! e adorado, e eu definitivamente indico ele para quem sentir que precisa fazer algo para domar a procrastinação.

Através de técnicas simples e diretas ao ponto para definir objetivos para o dia, priorização, e gerenciamento de tempo, o autor é pragmático e didático.

Pode ser encontrado aqui, em formato físico ou digital.

Milagre da manhã, por Hal Elrod

Esse livro eu já li duas vezes, caminhando para uma terceira. Simplesmente me faltam palavras para dizer o quanto ele transformou minha vida.

O simples hábito de acordar às 5hs da manhã e atuar nas tarefas prioritárias e alinhadas aos meus objetivos me fez alavancar minha produtividade em atividades relacionadas ao meu trabalho, blog, canal do YouTube, e com meus treinamentos ministrados.

Sempre me achei uma pessoa vespertina, e que acordar tão cedo era loucura. Porém, um amigo próximo me indicou fortemente este livro e o investimento é minúsculo perto do que o livro parecia prometer. E valeu totalmente a pena.

Pode ser encontrado aqui, em formato físico ou digital.

Porque os generalistas vencem em um mundo de especialistas, por David Epstein

Um tema controverso, principalmente no mundo da programação.

Devo focar em um tema apenas e me especializar até o infinito e além? Ou devo estudar e praticar outros temas/atividades? Será que vão me fazer perder o foco e ficar com capacidade técnica menor no que realmente preciso no momento?

David Epstein, nesse livro, quebra muitos paradigmas que são ditos como óbvios no campo da especialização. Através de exemplos concretos de atletas e profissionais que, embora a grande maioria do público não saiba, nem sempre focaram naquilo em que se destacaram. Muito pelo contrário, com diversos deles tendo em quase sua totalidade da juventude focado em outras atividades.

Após ler ele, eu passei a valorizar mais conhecimentos diversos, e a me manter abertos a novos temas. No meu caso, passei a estudar sobre investimentos e artes marciais (!).

Pode ser encontrado aqui, em formato físico ou digital.

So Good They Can’t Ignore You, por Cal Newport

Cal Newport é um autor incrível, que também escreveu Trabalho Focado (ou Deep Work) e Minimalismo Digital.

Neste livro, Cal Newport defende que para encontrar o trabalho que amamos, precisamos adquirir capital de carreira e passar pelo processo de aprendizado e prática. E que dizer a alguém para que siga sua paixão é um mal conselho! Para dar suporte a isso, ele apresenta sobre as complexidades envolvidas em encontrar um trabalho em que se goste realmente de fazer.

Ou seja, que se tornar bom em algo e ter a mentalidade de um artesão vai te fazer, dadas as circunstancias corretas, amar o seu trabalho.

Foi o livro que mais impactou minha carreira em 2020, e acredito que é muito provável que vai te dar uma direção de como progredir em sua carreira, independente de sua área.

Pode ser encontrado aqui, em formato físico ou digital.

Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro, por Ashlee Vancey

Elon Musk é um CEO polêmico. Admito que, ao ler esse livro, eu tive diversos sentimentos, alternando entre admiração, e reprovação.

A realidade é que seus funcionários sofrem com os prazos sempre ambiciosos (para não usar a palavra minúsculos), resultando em jornadas intensas de trabalho. E ele tampouco os trata bem durante a narrativa do livro, bem como a outras pessoas. Ele próprio trabalha muito,e tem um nível de cobrança altíssimo transmitido aos funcionários.

Porém, ele entrega resultados, e resultados incríveis. Mesmo com diversos altos e baixos na história de suas empresas, mas a sua resiliência (e de seus funcionários!) o fez atingir patamares incríveis de poder, influência, e dinheiro.

A história é fascinante, e eu recomendo altamente a leitura desse livro! Sai do perfil de desenvolvimento pessoal, mas acredito que dá para se tirar ótimas lições de empreendedorismo com ele.

Pode ser encontrado aqui, em formato físico ou digital.


Quer alavancar sua carreira como Desenvolvedor(a) .NET?

Opa, aqui é o Luis Felipe (LuisDev), criador do blog LuisDev.

Além de Desenvolvedor .NET Sênior, eu sou instrutor de mais de 700 alunos e também tenho dezenas de mentorados.

Conheça o com mais de 800 video-aulas sobre C# e desenvolvimento de APIs com ASP NET Core, Microsserviços com ASP NET Core, Arquitetura de Software, Computação em Nuvem, SQL, HTML, CSS e JavaScript, JavaScript Intermediário, TypeScript, Desenvolvimento Front-End com Angular, e Desenvolvimento Front-end com React. Diversos mini-cursos disponíveis aos alunos e atualizações gratuitas.

Suporte dedicado, e comunidade de centenas de alunos.

Completo e online, destinado a profissionais que querem dar seu próximo passo em sua carreira como desenvolvedores .NET.

Clique aqui para ter mais informações e garantir sua vaga


Espero que tenham gostado desse artigo. Essa é uma lista muito especial para mim, e espero que esses livros possam contribuir para vocês também.

Boas leituras!

Como um afiliado Amazon, eu recebo por compras qualificadas utilizando os links contidos neste artigo.