Como ter mais produtividade no home office

Antes da pandemia, trabalhar de casa já estava começando a se tornar algo mais aceitável no Brasil. Apenas algumas pessoas tinham essa possibilidade ao seu alcance e muitos profissionais desejavam esta experiência de trabalho, afinal, qual a necessidade de ir até o escritório para executar tarefas das quais eu possa realizar em casa?

Foi então que o coronavírus chegou ao Brasil e exigiu que as empresas se adaptassem ao modelo remoto se quisessem continuar em crescimento, já que o trabalho presencial não poderia mais continuar. E, mesmo em um período de muitas incertezas, o desejo de diversos talentos se realizou: trabalhar nas suas próprias casas, com os seus próprios horários e sem ter que passar horas no trânsito caótico das capitais brasileiras.

Apesar de muito desejada, a possibilidade de ter mais autonomia para executar seus trabalhos, é preciso ter muita cautela na hora de priorizar os afazeres do dia a dia e conciliar a rotina profissional com a pessoal. Livrar-se das distrações parece algo impossível, até mesmo para quem mora sozinho, o que faz com que a produtividade abra espaço para a procrastinação. 

Se neste momento, você está buscando por uma luz no fim do túnel para ser mais produtivo no dia a dia, veio ao lugar certo. Neste conteúdo estão algumas dicas que transformarão sua rotina de trabalho remoto por completo. Confira-as a seguir!

Alerta: não deixe tudo se tornar tóxico!

Antes de te contar quais são as dicas, preciso que saiba que a produtividade no home office deve ser conduzida com cautela. Isso porque muitas pessoas associam a eficiência profissional às demandas de trabalho e acreditam que quanto mais tarefas elas executam, mais estão sendo eficientes, enquanto, na verdade, só estão se desgastando e adoecendo por causa do trabalho.

Por isso, para que estas dicas funcionem, você deve evitar ao máximo cair no ciclo da produtividade tóxica, e ter em mente que nem sempre tudo estará sob o seu controle. É humanamente impossível dar conta de tudo ao mesmo tempo e, quanto mais você tentar fazer isso, mais difícil se torna a sua rotina.

Com isso em mente, podemos partir para os hacks de produtividade mais utilizados por pessoas que vivenciam uma rotina remota, e garantir um dia a dia de trabalho mais eficiente e saudável ao mesmo tempo.

Tenha uma rotina diária

Se você tem o costume de acordar cinco minutos antes do trabalho, levanta da cama e já corre para ligar o computador, deve parar de fazer isso imediatamente! Este tipo de comportamento está estimulando ainda mais a sua ansiedade e estresse.

Antes de dar início às suas tarefas, comece o seu dia realizando um ritual matinal que lhe faça sentir bem consigo mesmo. Você pode fazer o que quiser neste momento, como praticar exercícios físicos, meditar, cozinhar um bom café da manhã ou até mesmo brincar com o seu pet. O importante é fazer com que o seu corpo comece a se preparar para o dia que se inicia de forma leve, não se estressando logo no momento em que os seus olhos se abrem.

Após este ritual, revise o seu cronograma ou planejamento, relembre as atividades a serem feitas ao longo do dia e elenque as suas prioridades. O ideal é organizar e planejar tudo na noite anterior, para que você não perca muito tempo do seu dia e nem se esqueça de nada. 

Feito tudo isso, agora sim é o momento de começar a abrir os seus e-mails e realizar as demais tarefas do trabalho.

Monte seu espaço de trabalho

Muita gente ainda comete estes maus hábitos: trabalhar de pijama ou deitado na cama. Ou os dois juntos. Quem nunca fez isso, que atire a primeira pedra, não é mesmo? Mal sabemos o quão prejudicial é este comportamento para a nossa produtividade e até mesmo para a nossa saúde.

Quando trabalhamos de pijama ou deitados na cama, nosso cérebro acaba sendo treinado para associar este local ao trabalho e não a um ambiente de relaxamento e descanso, o que atrapalha toda a nossa rotina de sono, que é um item essencial para que possamos manter a nossa criatividade, por exemplo.

Por isso, invista no seu ambiente de trabalho, separe um local em sua casa que não esteja ocupado e designe-o para a sua rotina profissional. Dê preferência para ambientes fora do quarto onde você dorme, para aumentar ainda mais a capacidade do seu cérebro de associar o local escolhido como o seu ambiente de trabalho. Se isso não for possível, tente ao menos não deixar os seus materiais de trabalho no seu campo de visão quando for dormir, isso já ajuda bastante.

O seu ambiente de trabalho deve lhe proporcionar tranquilidade, estimular a sua criatividade e fazer com que você se sinta bem estando ali. Por isso, é válido incluir elementos dos quais você gosta e se inspira, pois eles farão com que você sempre tenha vontade de estar naquele lugar.

Após escolher o local, invista também no seu conforto e ergonomia, assim você conseguirá ter ainda mais foco e evita uma série de lesões ocasionadas pela má postura do corpo ao trabalhar. Lembre-se também de manter este ambiente sempre limpo e organizado, deixando ao seu alcance tudo aquilo que você precisa para o trabalho, com isso, você reduz as chances de procrastinação.

Vá para outro lugar

Trabalhar remoto não significa que você deve passar oito ou dez horas dentro de casa, o home office é apenas uma das suas opções. Se ao longo do dia você sentir que não está rendendo o quanto gostaria trabalhando de casa, experimente realizar as suas tarefas de um lugar onde se sinta bem, como um café, um parque ou até mesmo um coworking. 

Empresas que atuam no modelo remote-first, oferecem oportunidades 100% remotas nas quais você pode trabalhar de onde quiser, basta apenas estar conectado. Um exemplo é a EZ.devs, um marketplace de tecnologia que conecta talentos brasileiros à grandes oportunidades em negócios que estão transformando o mundo. Com a EZ, você pode fugir completamente da rotina de casa, viajar sem precisar tirar férias e viver momentos que te deixarão mais motivado para lidar com as suas tarefas profissionais da melhor maneira possível.

Respeite seus limites 

Ninguém consegue permanecer sentado em frente a um computador durante horas seguidas e, na verdade, nunca deve ser assim. Quando estamos imersos em jornadas de trabalho longas e estressantes, estamos mais suscetíveis a adquirir diversas doenças, como o burnout, a ansiedade e a depressão. 

Por isso, para garantir a sua produtividade no home office, o segredo é respeitar os seus limites acima de tudo. Isso quer dizer que você não deve ser uma pessoa multitarefas, que faz tudo ao mesmo tempo e não para nem por um minuto. 

Faça pausas ao longo do dia, seja para almoçar, lanchar ou apenas observar o mundo ao seu redor. Quando terminar uma demanda ou se algum problema estiver difícil de ser solucionado, saia do seu local de trabalho por alguns minutos, respire, se concentre em você e então volte para os seus afazeres. 

Não se cobre tanto caso não consiga terminar algo, ou se nada saiu como o esperado, dias ruins fazem parte deste processo. Encerre seu expediente sem exceder o seu horário e se prepare para um novo dia que, com certeza, será melhor.

Com estas dicas, tenho certeza de que você já está preparado para encarar o trabalho remoto da forma mais saudável e garantir ainda mais produtividade no home office!